quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PROJETO PROFESSORES INTEGRADORES DO CEFAPRO-BG

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO

Projeto
Professores Integradores
Formação Continuada do Cefapro Polo de Barra do Garças

Barra do Garças-MT / 2009

Identificação

Projeto: Professores Integradores
Formação Continuada do Cefapro Polo de Barra do Garças

Período: Agosto a Dezembro de 2009

Coordenação: Profª Ms. Dinahmara Hild Ribeiro Leão

Co-coordenadora: Profª Esp. Bregitte Margot Zittlau

Colaboradora: Profª Esp. Cláudia Marques R. L. Scharfenberg

Professores Integradores:
Aline Silva
Angela Maria Vivan
Beloni Eliza Secretti Ceretta
Bregitte Margot Zittlau
Cristiane Vilela dos Santos Souza
Edilene Nogueira Birene
Emerson José Belo de Souza
Ernandes Araújo Nascimento
Gislaine Ferreira da Silva
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
Lílian Ferreira Silva Ferraz
Lucenildo Elias da Silva
Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci
Maria Auxiliadora Vieira da Silva
Marinalva Almeida Duarte de Sousa
Maurecilde Lemes da Silva Santana
Manoel Pereira Maia
Mary Carneiro Rezende
Neuzamar Marques Barbosa
Raimundo Nonato Silva de Oliveira
Rita Natália Batista da Silva
Rosimeiyre Gomes da Silva Merib
Rodrigo Lopes Alencar
Valdeléa Moreira Barros Sousa
Apresentação
Este projeto nasce de uma iniciativa dos professores formadores que ingressaram por meio do seletivo de dezembro de 2008, considerando as atribuições de trabalho dos formadores e em virtude da constatação de necessidades formativas que dêem conta de conhecimentos em relação às demandas formativas e as Políticas Educacionais de Mato Grosso. O grupo ousadamente apresenta à equipe do CEFAPRO o referido projeto, visando fortalecer o trabalho dos formadores principiantes no quadro do CEFAPRO de Barra do Garças, que ora iniciam sua trajetória, para que possam contribuir com mais propriedade nos seus trabalhos formativos.

Justificativa
Considerando:
• O nosso recente ingresso no CEFAPRO na condição de Formadores dos Profissionais da Educação, antes, professores atuando nas escolas.
• Que ninguém se torna formador de professores só porque foi aprovado num seletivo, torna-se necessária uma formação contínua.
• As duas semanas de formação em Cuiabá (08 a 18/02), serviram para despertar-nos da necessidade de aprofundamento em todas as questões nas esferas educacionais.
• Que do espaço da escola não nos era exigida “postura de formadores” ou de “encaminhadores de políticas educacionais” nem sempre explicitadas ou compreendidas por nós.
• As políticas que estão sendo implementadas pelo Estado de Mato Grosso carecem de acompanhamento básico, principalmente em relação à organização da Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana, bem como em relação à “Sala de Professor”.
• A necessidade de estarmos sintonizados e avançando em ritmos de crescimentos intelectuais.

Assim sendo, este grupo sente a necessidade de uma formação continuada para a orientação e realização os trabalhos formativos.

Objetivos Gerais
Contemplar necessidades formativas dos Professores Formadores “principiantes”, que atuam no CEFAPRO, bem como daqueles que sentirem esta necessidade.
Promover uma formação visando uma melhor preparação dos professores formadores “principiantes”, para atuarem em Formações de âmbito geral e específico, com embasamento e conhecimento, no sentido de bem representar o CEFAPRO frente às Políticas Educacionais do Estado de Mato Grosso.

Objetivos Específicos
• Aprofundar os conhecimentos sobre formação continuada
• Conhecer a legislação que fundamenta a nova forma de Organização em Ciclos de Formação Humana (Leis, Pareceres e Resoluções)

• Apropriar-se das teorias epistemológicas que fundamentam a organização, (histórico, pensadores, práticas positivas, etc..)

• Preparar-se de forma a estar apto a dirimir dúvidas junto aos professores nas escolas

• Ampliar conhecimentos sobre o processo educacional no que se refere a formas de organização pedagógica sugeridas pelo Estado de Mato Grosso em relação aos Projetos de trabalho (Hernandez e Ventura, 1998), Projetos integrados e Unidades temáticas integradas (Santoni, 1998) e Temas geradores – (Corazza, 1993)

• Aprofundar o conhecimento com relação à avaliação na Escola Organizada por Ciclos - relatórios de avaliativos

• Buscar parcerias com as universidades.

Metodologia
Reunir-se todas as terças-feiras de manhã. Das 7h 30 min.,às 11 horas e trinta minutos. Sob orientação da coordenação. Este horário será flexibilizado de acordo com a atividade, e de acordo com a disponibilidade dos formadores e colaboradores em cada tema.
• Leituras complementares (individuais) indicadas pela coordenação dos trabalhos;
• Estudos em grupo;
• Debates e reflexões (dirigidas e organizadas com inscrições e tempos para as falas);
• Palestras e seminários, que poderão ser feitas pelos participantes com mais acúmulo teórico, vivência e prática.
Cronograma
Temáticas C.H. / Agenda Palestrante Agenda
Prevista
1- Estudo sobre Formação Continuada
(processo interativo - divisão de tarefas) 12 horas Dinahmara Agosto e Setembro
2- Concepção Dialética 12 horas Dinahmara Agosto e Setembro
3- Teorias do Conhecimento
Uma abordagem à teoria da aprendizagem significativa (David Ausubel) 08 horas Raimundo Agosto e Setembro
4- Currículo 12 horas Marilene
Outubro
5- Metodologia
12 horas Luciene Outubro
6- Avaliação com Ênfase no Relatório Descritivo

12 horas Maria Eugenia. Outubro
7- Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana: Legislações Pertinentes (Resolução 150/99, Resolução 262/02 – (Ciclos), Resolução 180/00 – EJA
e Resolução Ensino Médio
4 Bregitte
Novembro
e Dezembro
Total de C.H.: 72 horas - -

Sugestões:
*Temática: Estudos da Psicopedagogia (Questão do Humano)- Articular em Palestras, com outra agenda...
*Iniciar o projeto em 18/08 (terça-feira)

Avaliação
A formação será avaliada continuamente através de seus participantes, que reordenarão, os encaminhamentos se assim for necessário .
O interesse de cada participante é que garantirá o avanço das discussões e favorecerá o crescimento coletivo. A avaliação é de cunho pessoal e individual, seu registro será em laudas que será em laudas reflexivas, caderno próprio do participante em relação a cada encontro formativo.

Referenciais Bibliográficos
*Indicados pela Coordenação e Palestrantes/Mediadores responsáveis.

Anexos
* Relação de freqüência, entre outros.

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